terça-feira, 11 de dezembro de 2018

AUGUSTO TAVARES DE LYRA


MINISTRO TAVARES DE LYRA. (FOTO: ACERVO INSTITUTO TAVARES DE LYRA)
Augusto Tavares de Lyra é uma figura solar no universo histórico potiguar. Nomeia uma avenida no bairro da Ribeira, em Natal; um bairro residencial em Macaíba, avenidas no Rio de Janeiro (Flamengo, Botafogo, Jardim Botânico e Laranjeiras), São Paulo e Bahia. É patrono da principal condecoração da prefeitura de Macaíba e do mérito eleitoral no Tribunal Regional Eleitoral do RN. Patrono do Fórum de Macaíba, onde também é nome de Grêmio estudantil no Colégio Estadual “Dr. Severiano”. Não obstante ter sido historiador, escritor e político de renome nacional, ele permanece desconhecido das novas gerações.

Augusto Arthur de Lyra Tavares, este o seu nome de batismo, que mais tarde, quando estudante no Recife, o modificou para Augusto Tavares de Lyra, nasceu na Vila da Macaíba, na noite de Natal de 1872, filho do coronel Feliciano Pereira de Lyra Tavares (*1843 +1910), comerciante e político e de Maria Rosalina de Albuquerque Vasconcelos (*1852 +1899), compondo uma prole de oito irmãos, sendo quatro mulheres; Inês Tavares Alecrim, Maria Augusta, Maria Adélia e Maria Alice de Lyra Tavares, e quatro homens; Dr. Luiz Tavares de Lyra, Cel. Feliciano de Lyra Tavares Filho, Senador João de Lyra Tavares e Major José Antônio de Lyra Tavares, este último fundador da família Tavares de Macaíba, do qual eu descendo em linha direta.

Casou-se em Natal, em 1902, com Sophia Eugênia de Albuquerque Maranhão, filha do Senador Pedro Velho e de Petronila Pedroza, constituindo uma família de seis filhos: Sophia Augusta de Lyra Tavares, Pedro Velho Neto, Augusto Tavares de Lyra Filho, Madre Cora Tavares, Carlos Tavares de Lyra e Madre Carmem Maria Tavares de Lyra.

Tavares de Lyra fez seus estudos em Macaíba, Natal e terminou-os em Recife, onde bacharelou-se em Ciências Jurídicas e Sociais em dezembro de 1892. Foi Doutor em Direito pela faculdade do Rio de Janeiro, em 1915, na qual foi empossado professor. Após sua formatura, abriu escritório em Natal, na rua 13 de maio (Princesa Isabel) e foi redator do Jornal A República, onde assinava a coluna Em vários tons, onde já em 1893, Tavares de Lyra defendia a reforma educacional e a formação do professor.

Iniciou sua vida pública como Deputado Estadual aos 22 anos, não tomando posse pelo fato de ter sido eleito também Deputado Federal pelo RN de 1894 a 1904, destacando-se como líder da sua bancada.

Eleito Governador do seu estado em 1904, aos 32 anos, criou o Banco do Natal, posteriormente denominado BANDERN e promoveu o desenvolvimento da indústria açucareira, salineira e algodoeira. No tocante a educação, equiparou o Atheneu potiguar ao colégio Pedro II.

Renunciou ao governo do Estado em 1906, por insistência de Pedro Velho, para assumir a pasta de ministro da Justiça e Negócios Interiores, na presidência de Afonso Pena, quando oficializou a ortografia Brasileira, entre outras coisas, permanecendo nesse ministério até 1909.

Ainda como ministro da Justiça, em 1907, Tavares de Lyra elabora um projeto de reforma do ensino por entender que a educação deveria ser abordada sob múltiplas faces. Tal reforma caracteriza-se pelo pioneirismo na ideia da intervenção direta e imediata da União na educação. Naquela época, o país mudava economicamente do modelo agrário para o industrial e era necessário capacitar mão de obra, o que também motivou o presidente Afonso Pena encaminhar o projeto para discussão e apreciação pelo Congresso Nacional.

De 1910 a 1914, foi senador da república pelo Rio Grande do Norte, sendo líder do governo Hermes da Fonseca, embora fosse o mais novo dos senadores. Foi membro das comissões de Constituição e Justiça, de Diplomacia e de Finanças.

A 15 de Novembro de 1914, assumiu o Ministério da Viação e Obras Públicas, e seria o titular da pasta até o fim do mandato de Wenceslau Brás, foi ainda nesse período ministro interino da Fazenda em duas ocasiões. Neste ministério, avaliou Alcino Guanabara a personalidade de Tavares de Lyra destacando ser o mesmo: “um homem calmo, de espírito justo, suave nas maneiras, sabendo firmemente o que quer, sem preocupações de vaidade pessoal, não mercadejando aplausos, contentando-se em ser julgado pelos seus atos, como eles o merecem, é efetivamente um bem precioso para o governo”.

Por fim, foi nomeado ministro, depois presidente do Tribunal de Contas da União, tomando posse a 30 de Novembro de 1918, foi relator da primeira prestação de contas de um Presidente da República. Através desse ministério, aposentou-se em 1940.

Por uma questão de dois meses para desincompatibilizar-se por haver sido Ministro de Estado até 15 de novembro de 1918, não foi escolhido para disputar a presidência da República, após a morte de Rodrigues Alves. Segundo ainda o deputado José Ferreira de Souza: duas ou três vezes, em momentos graves, foi lembrado como candidato de conciliação ao mais alto posto da República. Já na sucessão de Arthur Bernardes, quando o senador Mello Viana falou no candidato ideal, falava-se: Aí está a moldura. O quadro é Tavares de Lyra.

Tavares de Lyra pertenceu ao grupo de brasileiros que fez parte dos três poderes da República. Executivo: Governador do Estado, Ministro da Justiça, Ministro da Viação e Obras Públicas, Ministro da fazenda. Legislativo; Deputado Estadual, Deputado Federal, Senador da República. Judiciário; Ministro e Presidente do Tribunal de Contas da União.

Como intelectual produziu incansavelmente. Sua bibliografia alcança cerca de 70 volumes, hoje muitos raridades, destacando-se a primeira História do Rio Grande do Norte de 1922.

Em 1952, teve seu nome inscrito no livro do Mérito Nacional pelos relevantes serviços prestados a Nação Brasileira, na ocasião do recebimento do diploma no Palácio do Catete, o presidente Getúlio Vargas afirmou: o Ministro Tavares de Lyra é uma relíquia da Pátria!

Por fim, no dia 22 de Dezembro de 1958, no Rio de Janeiro, instalado em um apartamento alugado e repousando em uma cama obtida por empréstimo, o macaibense ministro Augusto Tavares de Lyra fechava os olhos ao tempo e os abria para a eternidade, deixando o legado imperecível de um nome limpo e honrado, uma vida que no dizer do escritor Luís da Câmara Cascudo foi “uma linha reta, limpa e clara”.
FONTE – BLOG  HISTÓRIA E GENEALOGIA, DE ANDERSON TAVARES DE LYRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS, DO STPM JOTA MARIA, COM 77 BLOGS E MAIS DE CINCO MIL LINKS - MOSSORÓ, ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE